Agência Modelo UNIP-JUNDIAÍ

A imaginação a serviço


Dia Mundial dos Animais de Rua

4 de abril

Segundo o site Portal de Educação Ambiental (2023)[1] esta “data foi lançada por organizações holandesas como uma forma de ajudar a diminuir o número de animais abandonados”.

Não é uma data oficial, no entanto muitas organizações fazem uso dela para chamar a atenção das pessoas a respeito dos mais de 600 milhões de animais de rua do planeta. Esta é uma triste realidade facilmente observável no Brasil que, segundo o site Cães e Gatos (2023)[2], possui mais de 30 milhões de cães e gatos abandonados nas ruas. Muitos desses animais são perseguidos por pessoas violentas e acabam morrendo por maus tratos, fome, atropelamentos, doenças etc. Sem contar com os que, após serem comprados ou adotados, são abandonados.

Quando compramos e/ou adotamos um animal de estimação deve-se ter em mente os seguintes aspectos: tempo de vida do animal, suas características físicas e comportamentais, espaço necessário para mantê-lo, assistência médica veterinária adequada, convívio que o animal precisa com as pessoas da casa, condições sanitárias do local no qual o animal reside entre outros aspectos que são igualmente importantes.

Nem todos podem ter um animal de estimação em casa mas podem, sim, amar e respeitar todos os animais. Mesmo que sejam de rua, é possível fornecer-lhes abrigo contra chuva, frio, sol forte…, dar-lhes água e comida, além de carinho. Todas estas atitudes são atos de amor e cidadania. Há diversas ONGs que oferecem abrigos aos animais de rua, realizam serviços de castração e cuidados veterinários gratuitos. Colabore, faça sua parte ajudando de alguma maneira a minimizar o sofrimento desses animais. O mundo agradece.

Texto de Sandra C. Pedri


[1] Portal de Educação Ambiental. 04 de abril – Dia Mundial dos Animais de Rua. Site. Disponível em: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/2021/03/04-de-abril-dia-mundial-dos-animais-de-rua/. Acesso em 03 abr. 2024.

[2] Cães e gatos. Número de cães e gatos nas ruas no Brasil já passa de 30 milhões. Site. Disponível em: https://caesegatos.com.br/numero-de-caes-e-gatos-nas-ruas-no-brasil-ja-passa-de-30-milhoes/. Acesso em 03 abr. 2024.




Deixe um comentário